sexta-feira, 19 de julho de 2013

Boas Férias!

A partir de hoje, 19 de julho, os alunos entram em recesso. As aulas reiniciam na segunda-feira, 05 de agosto.

Fazendo ' negrinhos'

Na terça-feira, 16 de julho, os alunos da PI, Módulos II e V reuniram-se na sala de oficina da cozinha para fazer deliciosos negrinhos. O objetivo desta atividade foi fixar a cor marrom, reforçar a consoante N, incentivar a socialização, o trabalho em grupo e 'o dividir'. Todos os alunos e funcionários do turno da tarde receberam um negrinho feito na oficina de culinária. Os ingredientes foram comprados com as moedinhas de doação arrecadadas nos porquinhos de PET confeccionados pelos alunos do módulo V no projeto Alfabetização e Reciclagem que ficaram expostos no hall de entrada da escola durante 7 dias. 








quarta-feira, 17 de julho de 2013

Hora do Conto: História do Chapeuzinho Amarelo

No dia 15 de julho os alunos do módulo I-1 participaram da oficina de Hora do Conto com a professora Mari Cléia. A história trabalhada nesta semana foi "Chapeuzinho Amarelo".

Módulo I - 1 participa de oficina de culinária

No dia 12 de julho os alunos do módulo I-1 da professora Mari Elizabeth participaram de uma oficina de culinária ministrada pela merendeira Sirlei. Na ocasião os alunos aprenderam a preparar um bolo de milho. O bolo de milho foi servido aos demais alunos do turno da tarde na hora do lanche. O objetivo desta atividade foi reforçar o aprendizado da cor amarela.




Membros do C.P.M se reúnem com Secretária de Educação

No dia 05 de julho membros do C.P.M da EMEFE Rodolfo Schlieper estiveram reunidos com a Secretária de Educação Neusa Dossin na sala de reuniões da SMEC. O objetivo desta reunião foi a entrega de um documento o qual descreve a atual situação em que se encontra o prédio da Escola e solicita melhorias na infra-estutura no geral para que alunos e profissionais possam estar estudando e trabalhando em segurança. O documento assinado pela presidente do C.P.M Rosimeri Gressler também estipula um prazo para que técnicos nas diversas áreas possam estar fazendo uma vistoria e emitam um laudo sobre a atual situação do prédio.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Projeto cores - módulo II

Desde o início do ano a turma módulo II da professora Irma está desenvolvendo um projeto sobre as cores: já foram trabalhadas as cores amarelo, vermelho, verde, azul e marrom. O trabalho é realizado de forma lúdica, criativa e diferenciada em que são desenvolvidas diversas atividades plásticas, sendo também utilizados como recursos elementos da natureza, músicas, texturas e alimentos. Parabéns a professora pelo criativo trabalho!
 "História o casamento das cores" - cores primárias e secundárias

 Cor vermelha - filme carros

Cores primárias e secundárias

cor marrom - nega maluca

cores verde, amarelo e vermelho - gelatina

cores verde, amarelo e vermelho - bandeira do RS

cor amarela - gemada

cor amarela - música "camaro amarelo"

Módulo VII realiza visita ao centro de triagem de lixo no Distrito Industrial

No dia 04 de julho os alunos do módulo VII, acompanhados pela professora Margareth realizaram uma visita de estudos ao centro de triagem de lixo da Geral no Distrito Industrial de Canela. O serviço de coleta seletiva é realizado pela empresa Geral Transportes Ltda, a qual possui contrato com a Prefeitura para prestação de serviços de coleta, triagem e disposição final dos resíduos sólidos urbanos.  O que a empresa descarta no centro de triagem é levado para o aterro sanitário da SIL Soluções Ambientais, no município de Minas do Leão.  Ao total são realizadas cinco viagens por semana até o aterro para o descarte do lixo orgânico.  Foi com a finalidade de conhecer este processo e promover a educação ambiental que os alunos do módulo VII realizaram esta visita. Confira todas as fotos em nosso álbum virtual.



Festa Julina

A festa em homenagem à São João ocorreu no dia 03 de julho nos turnos da manhã e tarde. Na ocasião foi encenado o 'casamento caipira' e a dança da quadrilha ambos trabalhados e ensaiados durante as oficinas de teatro e dança com a professora Cristina. Ambas as festas foram muito animadas e apimentadas com comidas e bebida típica. A decoração do salão estava muito bonita também. Parabéns a todos que de alguma forma colaboraram para o sucesso do evento! Visualize as fotos em nosso álbum virtual.
Participantes do casamento caipira na festa do turno da manhã

 Elenco do turno da tarde
 Encenação do casamento e dança da quadrilha

Participações na Feira do Livro

A tradicional Feira do Livro de Canela aconteceu na praça João Corrêia com diversas atrações. Nossa escola participou de algumas atividades como assistir a peças e esquetes teatrais, abertura do evento, oficina "Poesia Inclusiva" com Roselaine Funari, oficina de papel reciclado, visitação à feira e trabalho em sala de aula com histórias infantis de Marô Barbieri o qual resultou diversas produções dos alunos que estavam expostas na feira. Encontre mais fotos do evento visitando nosso álbum virtual.
  Os alunos do módulo I - 2 confeccionaram o Livro das Cores

A história da Tinoca Minhoca foi uma das preferidas dos alunos.

Maquete realizada pelas turmas módulo V, VI-1, VI-2 e VII do turno da manhã caracterizando a história "Pernas pra que te quero" de Marô Barbieri.

Oficina de papel reciclado com a professora Rosângela

Oficina "Poesia Inclusiva" com Roselaine Funari

 Visitação à Feira, peças e esquetes teatrais

Oficina de Hora do Conto

Acontecem diariamente oficinas de Hora do Conto ministradas pela professora Maricléia. Cada dia uma turma participa. Na ocasião os alunos aprendem histórias de uma maneira lúdica e diferenciada e também se caracterizam para vivenciar os personagens e enredo da história.
Hora do Conto: "Um País Diferente" - módulo II

Projeto Turismo: visitação ao Castelinho e Pinheiro Grosso

Os alunos do PPEPA (Programa pedagógico específico para adultos) participam desta bela iniciativa a qual visa além de proporcionar momentos de lazer, incentivar a aprendizagem no que se refere as belezas naturais e o turismo de nossa cidade. E baseados nesta busca por conhecer, respeitar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico natural e cultural da cidade de Canela-RS que os alunos realizaram no dia 14 de junho uma visita ao Parque do pinheiro Grosso e Castelinho Caracol. Confira todas as fotos em nosso álbum virtual.


Projeto alfabetização e reciclagem

O projeto da turma módulo V, turno da tarde, professora Mariana que envolve alfabetização e reciclagem vem ao mesmo tempo alfabetizando, reciclando e também resultando em criativos brinquedos e utilidades feitas pelos alunos. Confira algumas 'coisas fofas e criativas' resultantes deste projeto:



Alfabeto comestível

E o maravilhoso projeto do módulo  VI-2 da professora Leonice continua... Agora estão experimentando o figo, letra "F" e a goiaba, letra "G".



sexta-feira, 5 de julho de 2013

Atividades que marcaram a Semana do Meio Ambiente 2013

As atividades da Semana do meio Ambiente da EMEFE Rodolfo Schlieper aconteceram de 03 a 07 de junho. No dia 03, à tarde, visitaram a escola a secretária de Educação Neusa Dossin, o subsecretário de Educação Marcelo Wasen, o secretário de Meio Ambiente Gelton Mattos, a coordenadora do projeto Agenda Ambiental Sílvia Coelho, a senhora Marlene que trabalha com jardinagem e demais convidados pertencentes aos órgãos ambientais de Canela. Durante a visita receberam explicações do técnico agrícola Nilvo Drumm sobre o funcionamento da horta e estufa, sistemas de captação de água, irrigação e composteira, também acompanhados pelos alunos e professores conheceram a oficina de papel reciclado, o lago artesanal onde se criam peixes e a toca da coelha Isolda. Também neste dia foi exibido um banner e uma escultura de sucata confeccionada pelos alunos na câmara de vereadores de Canela.









Na terça-feira, dia 04 de junho, ocorreu a distribuição de mudas de hortênsias aos motoristas que passavam em frente à delegacia no período da manhã. No dia 05, durante a tarde, os alunos estiveram visitando os moradores nas redondezas da escola para distribuir as mudas.  Nesta data também ocorreu uma caminhada até o centro da cidade onde os alunos carregaram cartazes com dizeres sobre o meio ambiente.






Na quinta-feira, dia 06 de junho, ocorreu à sessão de filmes ecológicos nos turnos manhã e tarde. Na sexta-feira, dia 07, ocorreu no turno da tarde uma oficina de confecção de brinquedos com garrafas Pet.




Paralelamente a esta programação também aconteceram na escola às seguintes atividades relacionadas ao Meio Ambiente: no dia 03, os alunos do módulo VII da professora Margareth montaram um terrário para estudar as minhocas; no dia 04 os alunos do turno da tarde participaram da hora do conto “Gnomo Feliz, preservando o Meio Ambiente” com a professora Mari Cleia e os alunos do módulo VII realizaram uma visita de estudos a Corsan; no dia 5, os alunos do módulo VII confeccionaram poltronas com garrafas Pet; no dia 07 de junho os alunos do módulo II da professora Liberta distribuíram sacolas de lixo ecológicas para carro; a turma do módulo V- tarde da professora Mariana estudou a fundo a separação do lixo e coleta seletiva confeccionando lixeiras coloridas de papelão para realizar a separação na sala de aula.

Módulo VII montou um terrário

Hora do Conto "O gnomo feliz - defensor da natureza"

Visita de estudos à Corsan

Confecção de poltronas com garrafas Pet

Confecção de sacolinhas ecológicas para carro - módulo I -2


Confecção de lixeiras para a sala de aula - módulo V tarde